Estacionamento Rotativo
Mococa
É um sistema, com 800 vagas de estacionamento demarcadas em 50 quadras na área central da cidade, sendo as vendas realizadas pelos comércios credenciados e pelo aplicativo Estacione Legal. Este sistema visa aumentar a rotatividade das vagas de estacionamento e estão devidamente sinalizadas com pintura de solo e placas verticais – a chamada Zona Azul.
Quem pode estacionar?
O estacionamento da Zona Azul é voltado a veículos automotores, com indicação por pintura e vagas especiais para idosos e deficientes físicos. Durante o período de tempo previsto no ticket, o motorista pode estacionar seu veículo em qualquer vaga disponível.
Formas de Utilização
O Departamento de Trânsito de Mococa disponibiliza diversas alternativas para compra do ticket e utilização do estacionamento rotativo no município, confira:
1
Para utilizar a Zona Azul Digital, baixe o aplicativo disponível na App Store (Apple) ou no Google Play (Android).
O usuário deverá possuir uma conta online, criada diretamente no aplicativo, posteriormente poderá efetuar a compra de créditos através de cartões de crédito e débito ou fazer a recarga em um ponto de venda credenciado.
Após abrir o aplicativo, deve selecionar a placa do veículo e o período que deseja estacionar. Simples e Fácil.
2
Pontos de Venda:
Os endereços dos Pontos de Venda poderão ser obtidos através do e-mail [email protected], pelo telefone (19) 3656-2654, nos cavaletes distribuídos pelas calçadas do centro, nas placas de sinalização vertical denominadas Zona Azul.
Os Pontos de Venda autorizados oferecerão: compra de ticket avulso, recarga de smartcard, criação de conta online e recarga de crédito para conta online.
Confira o mapa da Zona Azul de Mococa:
Ao estacionar nas ruas sinalizadas da Zona Azul, ative seu ticket. Procure um ponto de venda mais próximo de você.
Onde estacionar em Mococa:
R. José Bonifácio 668 a 481
R. Campos Sales 496 a 690
R. Barrão Monte Santo 1040 a 1240
R. Visconde do Rio Branco 560 a 742
R. Coronel Diogo 1089 a 1385
R. Doutor Muniz Barreto 2 a 92
R. Alferes Pedrosa 02 a 220
R. Benjamin Constant 250 a 162
R. Carmo Talibert 470 a 104
R. XV de Novembro 635 a 1313
Praça Epitácio Pessoa (toda)
Praça Major José Pedro (toda)
Pontos de Venda:
ACI Mococa
Amorelli Modas Evangélicas
Banca Central
Barão da Je
Bera Rio 199
Bem Me Quer Culinária Saudável
Bom Paladar
Camila Modas
Casa Do Cartucho
Cartão de Todos
Casa dos Sonhos
Costa Brava
Cromozinho
Departamento de Trânsito – Ônibus
Eufhoria
Espaço Mulher
Elis Boutique
Farmácia Americana
Foto Miyashiro
Guang Dong
Hiperkids Brinquedos
Jr Games
Lava Rápido Alemão
Lanchonete Matagula
Lojão dos Enxovais
Me Gusta Presentes Criativos
Moça Bonita
Motocor
Mc Presente
Mult Soluções
Ouvi Biju Mococa
Ótica Mercadão dos Óculos
Óticas Carol
Ótica Centro Visão
Ótica Fábrica de Óculos
One Click
Original Assistência em Celulares
Ousadia
Papelaria Astolpho
Petrelli Modas
Q Bonita Modas
Rezende Rosa Ltda
Sukão
Só Para Baixinhos
S C Presentes
S C Presentes
Sapekinha Kids
Taty Valen
UTI do Celular dos Filhos
Ying Mei Di
2º Cartório de Notas e Protesto
Dúvidas sobre créditos?
Quais são as formas de pagamento do Cartão da Zona Azul?
Atualmente existe a possibilidade de comprar créditos pelo aplicativo com cartão de crédito ou débito. A compra com cartão de crédito ou débito, quando bem sucedida, disponibilizará seu saldo imediatamente. Além disso, é possível realizar o pagamento diretamente em um dos Pontos de Venda habilitados (lojas) para venda de cartão.
Como faço para comprar créditos pelo aplicativo com cartão de Crédito/Débito?
Faça login, acesse a opção ‘Compra de Crédito’ no menu principal, escolha ou digite o valor de recarga desejado e toque em ‘Próximo’. Adicione um cartão ou escolha um que já tenha sido cadastrado e toque em ‘Confirmar Compra’. A partir daí, siga as instruções do aplicativo para concluir a compra.
Consigo ativar meu cartão de débito e crédito em um mesmo cadastro?
Não! Cada função precisa ser habilitada por um cadastro diferente. Portanto, se o seu cartão possui função crédito e débito é necessário realizar dois cadastros com o mesmo cartão, em um cadastro é preciso selecionar a opção débito e no outro a opção crédito.
Quais Bandeiras de Cartão são aceitas para compra de ticket no Aplicativo?
O aplicativo Estacione Legal aceita todas as bandeiras nas compras realizadas com Cartão de Crédito. Já nas compras por Cartão de Débito existem as seguintes opções: Bandeira Visa e Banco do Brasil / Bandeira MasterCard e Banco do Brasil / Bandeira Visa e Banco Bradesco.
Saí da vaga e sobrou tempo, consigo recuperar meus créditos?
Sim! Você poderá recuperar o crédito do ticket a partir do término da sua utilização, no entanto, há um tempo de permanência mínima, que é de 15 minutos. Portanto, se você tentar recuperar o ticket, estando estacionado a menos de quinze minutos, serão descontados os primeiros 15 minutos obrigatórios, porém caso você esteja estacionado a um período maior, o valor recuperado será correspondente ao tempo restante do ticket.
Meu saldo desaparece quando troco de cidade, porque isso acontece?
Esta situação ocorre porque os créditos adquiridos estão vinculados ao município onde foi comprado, ou seja, ele não migra para outra cidade. Por isso, você terá um saldo diferente para cada município.
Preciso de um comprovante das transações do aplicativo, onde consigo?
A opção ‘Extrato’ do aplicativo, permite a conferência das transações que você realizou até os últimos 90 dias. Ali você pode ver os tickets ativados, créditos comprados, créditos recuperados e pagamentos de Avisos de Irregularidade. A opção ‘Extrato’ está disponível no menu principal.
Dúvidas sobre ticket?
Como ativo um ticket?
Você pode ativar créditos pela tela inicial do aplicativo, mas para isso é necessário ter pelo menos um veículo cadastrado e créditos suficientes para ativar o ticket. Basta tocar no botão ‘Ativar Ticket’, escolher o veículo, escolher o setor em que irá estacionar, o tempo do ticket e tocar novamente em ‘Ativar Ticket’. Uma janela de confirmação vai se abrir para que você possa conferir os dados do ticket. Toque em ‘Confirmar Ativação’ e pronto, o ticket ativo vai aparecer na tela inicial. Na compra realizada em Ponto de Venda o ticket será ativado automaticamente após a compra.
Quais são os valores e tempo dos tickets?
SETOR PERMANÊNCIA MOTOCICLETAS 2 HORAS | SETOR PERMANÊNCIA CARROS 2 HORAS |
30 min – R$0,50 | 30 min – R$1,00 |
1 horas – R$1,00 | 1 hora – R$2,00 |
2 horas – R$2,00 | 2 horas – R$4,00 |
Observação: caminhões não podem circular no centro após as 10h e antes das 17h. |
É possível ativar um ticket sem conexão com a internet?
Não é possível ativar tickets caso seu celular não esteja conectado à internet. Por isso, se o aplicativo estiver apresentando constantes mensagens de erro, verifique se a sua conexão está funcionando corretamente.
Ativei um ticket errado, consigo cancelar?
Não é possível cancelar um ticket depois da sua ativação. Entretanto, o município de Mococa permite a recuperação de créditos, saiba mais em “Saí da vaga e sobrou tempo, consigo recuperar meus créditos?”
Qual o horário de funcionamento da Zona Azul de Mococa?
SETOR DE PERMANÊNCIA 2 HORAS
Segunda a sexta: das 9h às 17h
Sábados: das 9h às 12h
Quanto tempo posso permanecer em uma vaga de Zona Azul?
Você poderá ficar por um período de até 2 horas. Estando regularizado o período não é preciso mudar de vaga, basta colocar créditos para cada período.
Posso ativar um ticket antes do horário de funcionamento?
Sim! Você pode ativar tickets antes do horário da Zona Azul. O ticket vai constar na fila de tickets e quando o horário da zona azul começar, ele ficará ativo e o seu tempo vai começar a correr. Se quiser retirar o ticket da fila, você pode usar a opção ‘Recuperar Saldo’ para ter seus créditos de volta.
Dúvidas sobre o aplicativo?
Como faço para baixar o aplicativo Estacione Legal?
Basta buscar na loja de aplicativos do seu celular por “Estacione Legal”, clicar no ícone ou nome e realizar o download. O app encontra-se disponível no Google Play e Apple Store.
Não recebi o email de confirmação/recuperação de senha, como resolver?
Após solicitar a confirmação/recuperação de senha, aguarde até 15 minutos. Verifique também sua caixa de spam ou lixo eletrônico, as vezes o e-mail acaba indo parar nelas. Se mesmo assim você ainda não estiver conseguindo receber nosso e-mail, entre em contato com o Suporte do Estacione Legal.
Como faço para alterar meus dados no Estacione Legal?
Você pode alterar seu nome e telefones acessando a opção ‘Meu Cadastro’ no menu principal. Basta fazer as alterações necessárias e tocar em ‘Atualizar Cadastro’.
Esqueci minha senha do aplicativo, o que faço?
Você pode recuperar a sua senha na tela de login. Toque na opção ‘Esqueci a senha’ e informe o e-mail do seu cadastro. Enviaremos um link de recuperação de senha. Caso não lembre do e-mail entre em contato com o Suporte do Estacione Legal.
Como faço para alterar minha senha do Estacione Legal?
Acesse a opção ‘Meu Cadastro’ no menu principal, lá você poderá alterar sua senha clicando na aba ‘Senha’. Basta informar a senha atual, digitar a nova senha nos outros dois campos e tocar no botão ‘Alterar Senha’.
Esqueci o e-mail cadastrado no aplicativo, o que faço?
Caso tenha esquecido seu e-mail de login ou inserido um e-mail de forma incorreta no cadastro, entre em contato com o suporte do Estacione Legal para que as adequações sejam realizadas.
Consigo alterar o CPF cadastrado no aplicativo?
Não é possível alterar o CPF cadastrado. Portanto, caso esqueça os dados de login não será possível realizar um novo cadastro de usuário. Para regularizar o acesso entre em contato com o suporte do Estacione Legal para que as adequações sejam realizadas.
Como sei que ativei um ticket pelo Aplicativo?
O aplicativo Estacione Legal está integrado com o sistema de fiscalização dos monitores e agentes de trânsito de Mococa. Através dessa integração o agente sabe se o veículo consultado tem ou não algum ticket ativo naquele momento.
Preciso estar no local para ativar o ticket?
Não, o estacionamento rotativo em Mococa não é fiscalizado por vaga, mas sim pela placa do veículo estacionado. Então você poderá ativar o ticket antes de estacionar ou após estacionado, lembrando que quando ativado o ticket começará a contar, mesmo se você ainda não estiver estacionado o seu veículo.
É possível estender o tempo de uso da Zona Azul?
Sim é possível! Para isso, basta ativar um novo ticket, este entrará na fila e passará a valer quando o primeiro acabar. Atente-se com o tempo de permanência máxima permitida, pois se for ultrapassada você poderá ser Autuado/a mesmo que tenha um ticket ativo.
Quero usar o aplicativo em outra cidade, é possível?
É possível! Na parte superior da tela inicial, há uma barra indicando a cidade selecionada, para alterar basta clicar, escolher a cidade desejada e apertar em OK. Todas as cidades listadas, usam o Estacione Legal para a Zona Azul.
É possível excluir a conta do Estacione Legal?
É possível, porém não é uma opção que pode ser acessada dentro do aplicativo. Caso realmente precise excluir sua conta, entre em contato com o Suporte do Estacione Legal, para que possamos resolver isso pra você.
Dúvidas sobre o veículo?
Quais tipos de placas são aceitas no aplicativo?
São aceitos todos os tipos de placas, mas tenha muita atenção no preenchimento dos números e letras, pois caso conste algum erro o ticket ativo não poderá ser validado pela fiscalização da Zona Azul.
Como cadastrar meu veículo no Estacione Legal?
Basta acessar o menu lateral e entrar em Meus Veículos, clicar em Novo Veículo e preencher os campos solicitados (tipo, placa e descrição). Caso deseje, poderá favoritar o veículo que mais usa.
Digitei a placa errado, como faço para corrigir?
Você pode excluir o veículo com a placa incorreta e incluir novamente o veículo com a placa correta. Para isso, acesse a opção ‘Meus Veículos’ no menu principal, toque nos três pontinhos no canto da caixa azul do veículo desejado e escolha a opção excluir. Depois disso, você pode tocar no botão ‘Novo Veículo’ para adicionar o veículo com a placa correta.
Quais veículos exigem zona azul na cidade de Mococa?
A cidade de Mococa exige a ativação de ticket para os automóveis, camionetas e motocicletas, em vagas específicas para motos. Caminhões são proibidos de estacionar na Zona Azul, após as 10:00h e antes das 17:00h, sendo somente liberados com autorização do Departamento de Trânsito.
Quais são os casos mais comuns de irregularidade da Zona Azul?
As principais irregularidades que podem ser cometidas na Zona Azul de Mococa são: Ausência de Cartão de Zona Azul; Horário do Cartão Vencido; Permanência Máxima Excedida.
Alterei a placa do meu veículo para o padrão MERCOSUL, preciso mudar no Aplicativo?
Sim! Caso a placa do veículo sofra qualquer alteração, como a mudança para o padrão MERCOSUL, ela precisará obrigatoriamente ser alterada no aplicativo. Ao cadastrar a placa nova o monitor/agente fiscalizador conseguirá consultar os tickets ativos pelo aplicativo normalmente.
É possível usar a vaga de Zona Azul com caçamba ou conteiners ?
Sim, é possível! Mas para isso é necessário procurar o Departamento de Trânsito na Rua Cajuru nº 41, bairro Santa Maria ou através do e-mail [email protected]. Seguir o disposto no Decreto de nº 5.358, de 12 de Novembro de 2019 e realizar o pagamento de uso das vagas necessárias. Será emitida uma autorização para só então ocupar a vaga.
Tenho residência no centro da cidade, preciso ativar cartão de Zona Azul?
Sim! Aos moradores com residência na área destinada à Zona Azul será disponibilizado Cartão Mensal, no valor de R$70,00 (setenta reais) por veículo, sendo autorizados no máximo de 02 (dois) veículos por residência. A retirada do cartão deverá ser realizada na Rua Cajuru, 41 – bairro Santa Maria , Mococa- SP CEP. 13.730.273, assim como regulamenta o Decreto nº 5.358, de 12 de novembro de 2019.