Estacionamento Rotativo
Londrina
É um sistema, operado pela EPESMEL, com cerca de 2.400 vagas de estacionamento demarcadas em 50 quadras na área central da cidade, controladas por 125 parquímetros e com seu uso acompanhado por 70 colaboradores. Com a Zona Azul você contribui diretamente para os programas sociais da EPESMEL, além de contribuir com a mobilidade urbana da cidade.
Quem pode estacionar?
O estacionamento na Zona Azul é voltado a veículos automotores, com indicação por pintura e placas das áreas específicas para motocicletas e vagas especiais para idosos e deficientes físicos. Durante o período de tempo previsto no ticket, o motorista pode estacionar seu veículo em qualquer vaga disponível.
Formas de Utilização
A EPESMEL disponibiliza diversas formas para compra e utilização do estacionamento rotativo em Londrina, como:
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Para utilizar a Zona Azul Digital, baixe o aplicativo disponível na App Store (Apple) ou no Google Play (Android).
O usuário deverá possuir uma conta online, criada diretamente no aplicativo, posteriormente poderá efetuar a compra de créditos através de cartões de crédito e débito ou fazer a recarga em um ponto de venda credenciado.
Após abrir o aplicativo, deve selecionar a placa do veículo e o período que deseja estacionar. Simples e Fácil.
2
Parquímetros:
Os parquímetros aceitam somente moedas, de qualquer valor, que juntas podem chegar ao valor máximo de R$5,00 em áreas de 2 horas de permanência e R$10,00 nas áreas de 4 horas de permanência máxima. O tempo permitido de estacionamento é proporcional ao valor depositado no parquímetro (Ex.: se o condutor introduzir R$1,25 em moedas no parquímetro terá direito a utilizar a vaga por 30 minutos, pois a máquina fará automaticamente o cálculo de proporção entre valor e tempo).
Após depositar as moedas desejadas e confirmar a operação, o condutor receberá um ticket, que deve ser colocado no painel do veículo, pelo lado interno e sempre de forma visível.
3
Pontos de Venda:
Nos Pontos de Venda é possível realizar a compra de ticket avulso para estacionar na Zona Azul.
4
Monitores
da Zona Azul:
Os tickets podem ser adquiridos através do pagamento via cartão de crédito/débito e dinheiro diretamente com os monitores da EPESMEL que garantem a rotatividade dos veículos da Zona Azul.
Os monitores estão autorizados a realizar a recarga de créditos do aplicativo e realizar a regularização de avisos.
Dúvidas sobre créditos?
Quais são as formas de pagamento do Cartão da Zona Azul?
Atualmente existe a possibilidade de comprar créditos pelo aplicativo com cartão de crédito ou débito. A compra com cartão de crédito ou débito, quando bem sucedida, cai no seu saldo imediatamente. Além disso, é possível realizar o pagamento diretamente ao monitor da EPESMEL ou em um dos Pontos de Venda habilitados para venda de cartão.
Como faço para comprar créditos pelo aplicativo com cartão de crédito/débito?
Faça login, acesse a opção ‘Compra de Crédito’ no menu principal, escolha ou digite o valor de recarga desejado e toque em ‘Próximo’. Adicione um cartão ou escolha um que já tenha sido cadastrado e toque em ‘Confirmar Compra’. A partir daí, siga as instruções do aplicativo para concluir a compra.
Consigo ativar meu cartão de débito e crédito em um mesmo cadastro?
Não! Cada função precisa ser habilitada por um cadastro diferente. Portanto, se o seu cartão possui função crédito e débito é necessário realizar dois cadastros com o mesmo cartão, em um cadastro é preciso selecionar a opção débito e no outro a opção crédito.
Quais Bandeiras de Cartão são aceitas para compra de ticket no Aplicativo?
O aplicativo Estacione Legal aceita todas as bandeiras nas compras realizadas com Cartão de Crédito. Já nas compras por Cartão de Débito existem as seguintes opções: Bandeira Visa e Banco do Brasil / Bandeira MasterCard e Banco do Brasil / Bandeira Visa e Banco Bradesco.
Saí da vaga e sobrou tempo, consigo recuperar meus créditos?
Você poderá recuperar o crédito do ticket não utilizado a qualquer momento, no entanto, não será devolvido o valor integral do ticket caso você tenha ficado estacionado menos de 30 minutos. Nesse caso, será considerado um tempo mínimo de 30 minutos, e o restante ressarcido. Se acionar um ticket de 30 minutos, não será possível ressarcir o tempo que não tenha utilizado.
Meu saldo desaparece quando troco de cidade, porque isso acontece?
Esta situação ocorre porque os créditos adquiridos estão vinculados ao município onde foi comprado, ou seja, ele não migra para outra cidade. Por isso, você terá um saldo diferente para cada município.
Preciso de um comprovante das transações do aplicativo, onde consigo?
A opção ‘Extrato’ do aplicativo permite a conferência das transações que você realizou até os últimos 90 dias. Ali você pode ver os tickets ativados, créditos comprados, créditos recuperados e pagamentos de Avisos de Irregularidade. A opção ‘Extrato’ está disponível no menu principal.
Como fazer o pagamento do Aviso de Irregularidade pelo aplicativo?
Entre na opção ‘Aviso de Irregularidade’, informe a placa do veículo e a identificação do aviso e toque no botão ‘Buscar Aviso de Irregularidade’. A busca lhe trará os dados do aviso e seu atual status. Se o aviso estiver pendente e ainda dentro do prazo de pagamento, você poderá regularizá-lo usando os créditos do aplicativo.
Dúvidas sobre ticket?
Como ativo um ticket?
Você pode ativar créditos pela tela inicial do aplicativo, mas para isso é necessário ter pelo menos um veículo cadastrado e créditos suficientes para ativar o ticket. Basta tocar no botão ‘Ativar Ticket’, escolher o veículo, escolher o setor em que irá estacionar, o tempo do ticket e tocar novamente em ‘Ativar Ticket’. Uma janela de confirmação vai se abrir para que você possa conferir os dados do ticket. Toque em ‘Confirmar Ativação’ e pronto, o ticket ativo vai aparecer na tela inicial. Os tickets também podem ser adquiridos através do pagamento via cartão de crédito/débito e dinheiro diretamente com os monitores da EPESMEL. Na compra realizada com um monitor ou em Ponto de Venda o ticket será ativado automaticamente após a compra.
Quais são os valores e tempo dos tickets?
SETOR PERMANÊNCIA 2 HORAS |
30 min – R$1,25 |
45 min – R$1,85 |
60 min – R$2,50 |
75 min – R$3,10 |
90 min – R$3,75 |
105 min – R$4,35 |
120 min – R$5,00 |
SETOR PERMANÊNCIA 4 HORAS |
30 min – R$1,25 |
45 min – R$1,85 |
60 min – R$2,50 |
75 min – R$3,10 |
90 min – R$3,75 |
105 min – R$4,35 |
120 min – R$5,00 |
135 min – R$5,60 |
150 min – R$6,25 |
165 min – R$6,85 |
180 min – R$7,50 |
195 min – R$8,10 |
210 min – R$8,75 |
225 min – R$9,35 |
240 min – R$10,00 |
É possível ativar um ticket sem conexão com a internet?
Não é possível ativar tickets caso seu celular não esteja conectado à internet. Por isso, se o aplicativo estiver apresentando constantes mensagens de erro, verifique se a sua conexão está funcionando corretamente.
Ativei um ticket errado, consigo cancelar?
Não é possível cancelar um ticket depois da sua ativação. Entretanto, o município de Londrina permite a recuperação de créditos, saiba mais em “Saí da vaga e sobrou tempo, consigo recuperar meus créditos?”
Qual o horário de funcionamento da Zona Azul de Londrina?
SETOR PERMANÊNCIA 2 HORAS | SETOR PERMANÊNCIA 4 HORAS |
Segunda a Sexta: 08:00 às 18:00 | Sábados: 09:00 às 13:00 |
Quanto tempo posso permanecer em uma vaga de Zona Azul?
Em Londrina temos Setores de Permanência de 2 horas e 4 horas, por isso é sempre bom ficar atento às placas de sinalização.
Posso ativar um ticket antes do horário de funcionamento?
Sim! Você pode ativar tickets antes do horário da Zona Azul. O ticket vai constar na fila de tickets e quando o horário da zona azul começar, ele ficará ativo e o seu tempo vai começar a correr. Se quiser retirar o ticket da fila, você pode usar a opção ‘Recuperar Saldo’ para ter seus créditos de volta
Dúvidas sobre o aplicativo?
Como faço para baixar o aplicativo Estacione Legal?
Basta buscar na loja de aplicativos do seu celular por “Estacione Legal”, clicar no ícone ou nome e realizar o download. O app encontra-se disponível no Google Play e Apple Store.
Não recebi o email de confirmação/recuperação de senha, como resolver?
Após solicitar a confirmação/recuperação de senha, aguarde até 15 minutos. Verifique também sua caixa de spam ou lixo eletrônico, as vezes o e-mail acaba indo parar nelas. Se mesmo assim você ainda não estiver conseguindo receber nosso e-mail, entre em contato com o Suporte do Estacione Legal.
Como faço para alterar meus dados no Estacione Legal?
Você pode alterar seu nome e telefones acessando a opção ‘Meu Cadastro’ no menu principal. Basta fazer as alterações necessárias e tocar em ‘Atualizar Cadastro’.
Esqueci minha senha do aplicativo, o que faço?
Você pode recuperar a sua senha na tela de login. Toque na opção ‘Esqueci a senha’ e informe o e-mail do seu cadastro. Enviaremos um link de recuperação de senha. Caso não lembre do e-mail entre em contato com o Suporte do Estacione Legal.
Preciso estar no local para ativar o ticket?
Não, o estacionamento rotativo em Londrina não é fiscalizado por vaga, mas sim pela placa do veículo estacionado. Então você poderá ativar o ticket antes de estacionar ou após estacionado, lembrando que quando ativado o ticket começará a contar, mesmo se você ainda não estiver estacionado no seu veículo.
Existe diferença de preço entre o cartão de papel e o ticket do aplicativo?
Não, os valores presentes no aplicativo são os mesmos cobrados pelo parquímetro e cartão de zona azul. O aplicativo é apenas uma forma mais rápida e prática de utilização da Zona Azul.
Como sei que ativei um ticket pelo Aplicativo?
O aplicativo Estacione Legal está integrado com o sistema de fiscalização dos monitores e agentes de trânsito de Londrina. Através dessa integração o agente sabe se o veículo consultado tem ou não algum ticket ativo naquele momento.
Consigo alterar o CPF cadastrado no aplicativo?
Não é possível alterar o CPF cadastrado. Portanto, caso esqueça os dados de login não será possível realizar um novo cadastro de usuário. Para regularizar o acesso entre em contato com o suporte do Estacione Legal para que as adequações sejam realizadas.
Esqueci o e-mail cadastrado no aplicativo, o que faço?
Caso tenha esquecido seu e-mail de login ou inserido um e-mail de forma incorreta no cadastro, entre em contato com o suporte do Estacione Legal para que as adequações sejam realizadas.
Como faço para alterar minha senha do Estacione Legal?
Acesse a opção ‘Meu Cadastro’ no menu principal, lá você poderá alterar sua senha clicando na aba ‘Senha’. Basta informar a senha atual, digitar a nova senha nos outros dois campos e tocar no botão ‘Alterar Senha’.
É possível estender o tempo de uso da Zona Azul?
Sim é possível! Para isso, basta ativar um novo ticket, este entrará na fila e passará a valer quando o primeiro acabar. Atente-se com o tempo de permanência máxima permitida, pois se for ultrapassada você poderá ser Autuado/a mesmo que tenha um ticket ativo.
Quero usar o aplicativo em outra cidade, é possível?
É possível! Na parte superior da tela inicial, há uma barra indicando a cidade selecionada, para alterar basta clicar, escolher a cidade desejada e apertar em OK. Todas as cidades listadas, usam o Estacione Legal para a Zona Azul.
É possível excluir a conta do Estacione Legal?
É possível, porém não é uma opção que pode ser acessada dentro do aplicativo. Caso realmente precise excluir sua conta, entre em contato com o Suporte do Estacione Legal, para que possamos resolver isso pra você.
Dúvidas sobre o veículo?
Quais tipos de placas são aceitas no aplicativo?
São aceitos todos os tipos de placas, mas tenha muita atenção no preenchimento dos números e letras, pois caso conste algum erro o ticket ativo não poderá ser validado pela fiscalização da Zona Azul.
Como cadastrar meu veículo no Estacione Legal?
Basta acessar o menu lateral e entrar em Meus Veículos, clicar em Novo Veículo e preencher os campos solicitados (tipo, placa e descrição). Caso deseje, poderá favoritar o veículo que mais usa.
Digitei a placa errado, como faço para corrigir?
Você pode excluir o veículo com a placa incorreta e incluir novamente o veículo com a placa correta. Para isso, acesse a opção ‘Meus Veículos’ no menu principal, toque nos três pontinhos no canto da caixa azul do veículo desejado e escolha a opção excluir. Depois disso, você pode tocar no botão ‘Novo Veículo’ para adicionar o veículo com a placa correta.
Quais veículos exigem zona azul na cidade de Londrina?
A cidade de Londrina exige a ativação de cartão ou ticket para veículos como carros, caminhões, camionetas, etc. Mas NÃO inclui motocicletas
Quais são os casos mais comuns de irregularidade da Zona Azul?
As principais irregularidades que podem ser cometidas na Zona Azul de Londrina são: Ausência de Cartão de Zona Azul; Horário do Cartão Vencido; Permanência Máxima Excedida.
Alterei a placa do meu veículo para o padrão MERCOSUL, preciso mudar no Aplicativo?
Sim! Caso a placa do veículo sofra qualquer alteração, como a mudança para o padrão MERCOSUL, ela precisará obrigatoriamente ser alterada no aplicativo. Ao cadastrar a placa nova o monitor/agente fiscalizador conseguirá consultar os tickets ativos pelo aplicativo normalmente.